Termos contábeis que todo empresário precisa saber

Desde a abertura de uma empresa, o empreendedor tem contato com a contabilidade. Por esse motivo é importante conhecer um pouco mais sobre a área que auxilia o empreendedor em toda sua trajetória.

O contador irá avaliar pontos de melhorias, promover soluções e deixar em ordem as obrigações tributárias, juntando seus conhecimentos ao do empreendedor, assim alcançando bons resultados.

Sendo assim, o empresário deve conhecer um pouco mais sobre os termos da rotina de trabalho do contador, para compreender seus procedimentos, afazeres e juntos alcançarem melhores resultados. Confira alguns termos contábeis mais usados.

• Balanço patrimonial: Relatório que evidencia a situação financeira e contábil da empresa dentro de um certo período; nele são reunidos os bens adquiridos, obrigações tributárias, investimentos do negócio e são identificadas as fontes de recursos e com isso, é possível verificar qual foi a trajetória empresarial até o momento e quais estratégias podem ser adotadas neste momento.

• DRE (Demonstração de resultado do exercício): Neste informe contábil obrigatório, é resumido o resultado líquido de um exercício financeiro. Para isso, um detalhamento das receitas e despesas é realizado a fim de mostrar se houve lucro ou prejuízo.

• Custo fixo: São os custos da empresa que permitem seu funcionamento diário e que não possuem alterações, como conta de energia, aluguel, folha de pagamento e outros itens.

• Custo variável: São aqueles custos para realizar uma tarefa diferente do habitual, algum evento ou outra situação que gere uma nova demanda, tudo de forma pontual.

• Fluxo de caixa: É o movimento das entradas e saídas no caixa da empresa. Esse instrumento permite controlar os dados financeiros e é uma excelente ferramenta de projeção financeira.

Caso esteja buscando um parceiro contábil, entre em contado conosco!

Open chat
Olá! Precisa de ajuda? Estou aqui para te ajudar!