DIFERENÇA ENTRE RESPONSÁVEL E REPRESENTANTE

 Embora os termos sejam semelhantes, porém juridicamente Representante Legal e Responsável legal desempenham papeis distintos em uma empresa.

O Representante legal é a pessoa que foi designada nos termos da determinação societária da sociedade, por meio do Contrato Social, para sociedade empresária limitada, ou no Estatuto Social para sociedade anônima. É quem representa a empresa perante a Receita Federal e em atos deliberativos da sociedade, até mesmo, pode obter o Certificado Digital.

O Responsável Legal não precisa ser necessariamente o sócio e/ou administrador da empresa, mas pode ser nomeado pelo Representante Legal por meio da procuração. Sendo assim, essa pessoa será indicada e registrada pela Autoridade Certificadora da ICP-Brasil como autorizada a fazer uso da Certificação Digital em nome do Representante Legal e do titular do certificado. O Representante legal também pode ser o Responsável Legal.

Não podemos esquecer que que ainda há uma terceira figura, que tem o nome de Representante Legal de Sócios Estrangeiros, que pode ser, inclusive o Responsável Legal, que está prevista na legislação conforme artigo 119 da Lei 6.404/76, que orienta que o acionista residente ou domiciliado no exterior precisará manter no país um representante com poderes para receber citação em ações contra ele. A iniciativa se faz necessária para evitar dificuldades de citar acionista que residem em outros países.

Está buscando um parceiro contábil?!

Entre em contado conosco!

Temos uma equipe especializada, pronta para te atender e oferecer a melhor solução para sua empresa!

Open chat
Olá! Precisa de ajuda? Estou aqui para te ajudar!