Você sabia que golpistas podem usar seu CPF para abrir empresas sem a sua autorização? Isso acontece mais do que você imagina e pode causar prejuízos enormes. Felizmente, existe um jeito simples e gratuito de impedir que isso aconteça!
A Receita Federal lançou uma nova ferramenta chamada “Proteção do CPF”. Este recurso foi desenvolvido para proteger mais de 155 milhões de brasileiros contra o aumento das tentativas de fraude e o uso indevido de dados pessoais.
O que é e como funciona?
A Proteção do CPF impede que seu CPF seja incluído, sem autorização, no quadro societário de empresas e sociedades, incluindo MEIs (Microempreendedores Individuais) e associações. A melhor parte é que essa proteção é válida em todo o território nacional.
Ao ativar a Proteção do CPF, seu documento é bloqueado para novas inclusões em qualquer órgão registrador, como Juntas Comerciais, Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas e até mesmo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Benefícios da Proteção do CPF
O processo é rápido, gratuito e oferece uma medida preventiva valiosa para qualquer cidadão. Ele te protege contra golpes que podem gerar sérios prejuízos.
Passo a Passo para Ativar a Proteção do CPF:
- Acesse o site gov.br/empresas-e-negocios/redesim e clique em “Proteger meu CPF”.
- Faça login com sua conta gov.br usando CPF e senha, ou seu certificado digital “meu-CPF”.
- Clique na opção “Impedir participação”.
- Marque a declaração de ciência e clique em “Confirmar”.
- Clique em “Sim” para concluir.
- Você verá uma tela confirmando que seu CPF está protegido.
E se eu precisar usar meu CPF em uma empresa no futuro?
Não se preocupe! Se um dia você quiser fazer parte de um CNPJ, basta acessar a ferramenta novamente e reverter o bloqueio em poucos cliques.
Não espere ser vítima de fraude para agir. Proteja seu CPF hoje mesmo! Conte com a ORGATEC para esse e outros serviços.