Estamos vivendo um momento bem desafiador economicamente em nosso país, algumas empresas não resistiram e fecharam suas portas e outras estão sofrendo com a queda de vendas e consequentemente as contas ficando atrasadas.
Assim como acontece com o CPF quando as contas não são pagas em dia o CNPJ pode entrar para lista de negativado, o que causa um transtorno caso a empresa queira tomar crédito. Para as empresas também existe SCORE, que a pontuação de crédito fornecida pelos birôs conforme os registros de pagamento da empresa.
Bancos e outras instituições ou empresas antes de fechar um negócio podem consultar a pontuação, e pode influenciar na decisão.
Qual a relação entre CNPJ e CPF?
Ter restrição no CNPJ ou uma baixa pontuação no SCORE da empresa, pode acabar dificultando no momento em que o empresário solicitar um crédito pessoal.
Não existe uma relação direta, CNPJ sujo automaticamente CPF sujo, o que acontece é que muitas vezes as instituições financeiras sabendo que a pessoa faz parte de uma empresa acabam cruzando as informações do CNPJ, e a partir dessa informação eles decidem.
Manter os impostos e as contas em dia evita que a empresa tenha:
Recusa de crédito ou com juros mais altos;
Impossibilidade de participar de programas de incentivo de crédito do governo;
Por isso é importante manter um planejamento financeiro e tributário para a sua empresa, contando com a parceria de uma contabilidade especializada que possa prestar todo suporte necessário para sua empresa.
Conte com a ORGATEC, temos uma equipe qualificada e preparada para prestar todo suporte necessário para a sua empresa.